fbpx

Grávidas devem trabalhar remotamente durante pandemia

Enquanto durar a pandemia de Covid-19, as grávidas deverão exercer as atividades por meio de trabalho remoto e continuar sendo remuneradas da mesma forma.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Grávidas devem trabalhar remotamente durante pandemia
Grávidas devem trabalhar remotamente durante pandemia
Sumário

Enquanto durar a pandemia de Covid-19, as grávidas deverão exercer as atividades por meio de teletrabalho ou trabalho remoto a distância e continuar sendo remuneradas da mesma forma como se estivessem fisicamente na empresa. É o que determina a Lei Federal nº 14.151/21, publicada no dia 12/05/21.

A empresa deverá manter o pagamento de todos os encargos trabalhistas durante esse período. Para o advogado especialista em Direito do Trabalho, Gabriel Fragoso, essa lei isenta o governo do pagamento de pensão em caso de afastamento por atestado médico. “A intenção é transferir a responsabilidade para a iniciativa privada”, diz ele.

Leia também: IRPF 2021: como fazer a declaração corretamente

Essa medida trouxe preocupação para farmácias e drogarias, tendo em vista que algumas funções não podem ser desempenhadas por trabalho remoto, como é o caso das grávidas que trabalham no balcão, no caixa e na assistência farmacêutica. O afastamento delas provocará um impacto significativo nos negócios, pois será necessário contratar novos profissionais para suprir a ausência das que foram afastadas.

De acordo com o advogado, essa medida é desnecessária, pois existem alternativas menos custosas e tão eficientes quanto, como conceder férias vencidas ou utilizar a opção de suspensão temporária de contrato de trabalho, prevista na Medida Provisória nº 1.045/21, em vigor desde o fim do mês de abril.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação.

×