fbpx

Como abrir uma farmácia: um guia completo para ajudar você

Quem mais recebe a pergunta “como abrir uma farmácia” é o Dr. Google. Como nem sempre ele vai saber responder com tanta propriedade, a gente resolveu assumir esse desafio e reunir neste artigo tudo o que você precisa saber para montar a sua drogaria.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Como abrir uma farmácia: um guia completo para ajudar você
Sumário

Quem mais recebe a pergunta “como abrir uma farmácia” é o Dr. Google. Como nem sempre ele vai saber responder com tanta propriedade, a gente resolveu assumir esse desafio e reunir neste artigo tudo o que você precisa saber para montar a sua drogaria.

O primeiro passo é refletir e decidir sobre uma questão importante: se a farmácia será independente ou estará associada a uma rede, que pode ser associativismo, licenciamento de marca ou franquia. Em cada modalidade, haverá aspectos particulares a serem analisados, pesquisados e decididos.

Assista: Este vídeo te ajuda a entender como avaliar a qualidade da franquia

Em seguida, você precisa montar um plano de negócios, incluindo o orçamento global para abertura da empresa, que deverá contemplar não somente o investimento necessário para abrir a drogaria, mas também o capital de giro para viabilizar a operação das despesas fixas, a reposição de estoque e as ações de marketing até que o negócio atinja o ponto de equilíbrio.

Segundo o SEBRAE, o plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa. 

Com o plano de negócios pronto, você precisa buscar assessoria contábil especializada em varejo farmacêutico, capaz de lhe orientar sobre o melhor enquadramento tributário, bem como os aspectos fiscais, especialmente relacionados à substituição tributária.

Leia também: Qual é o melhor regime tributário para sua empresa?

Uma etapa importante é pesquisar e definir o sistema de gestão a ser implantado na drogaria. Considere a opção por um sistema que possa englobar todos os aspectos de gestão da empresa, por exemplo, o comércio eletrônico através de um marketplace caso você não tenha recursos financeiros para ter o seu próprio e-commerce. Existem diversas empresas de tecnologia disponíveis no mercado e com soluções completas para a gestão de uma farmácia.

Ponto comercial e busca prévia na Prefeitura

A escolha do ponto comercial é uma etapa decisiva na abertura da farmácia. Se você errar nisso, pode colocar em risco todo o negócio antes mesmo de ele nascer. “É importante considerar a dimensão mínima necessária, a possibilidade de estacionamento – algumas lojas criam recuos que possibilitam estacionar internamente –, fluxo de potenciais clientes na região, potencial do local”, destaca Marcos Assumpção, consultor em varejo.

Se a loja for associada a alguma franquia, poderá contar com o know how da franqueadora para ajudar na análise do ponto ou então contratar uma empresa de geomarketing, serviço que estuda dados reais de mercado para entender o perfil e os hábitos dos consumidores de determinada região para que você possa direcionar corretamente suas ações de marketing.

Live VAI ABRIR UMA FARMÁCIA? 💊 Saiba como escolher o melhor PONTO COMERCIAL.

Muitos empresários de primeira viagem escolhem o ponto, mas esquecem de fazer a tal da busca prévia para verificar se o ponto comercial encontrado permite o tipo de atividade solicitada. Não se esqueça disso ou pode ter muitas dores de cabeça!

Aspectos burocráticos da abertura da farmácia

Muita atenção ao contrato de locação. Antes de assiná-lo, avalie as condições do imóvel e as reformas necessárias, lembrando que os custos com a adaptação do ponto de venda já devem estar no plano de negócios. “Cuidado também com a passagem do ponto comercial de um locador para outro, pois poderá envolver um novo pagamento de luvas em data próxima, devido à renovação do contrato original com o proprietário”, acrescenta Assumpção.

Veja: Quando e como usar a ação renovatória no contrato de locação comercial

Para elaboração do contrato social, busque assessoria contábil, de preferência aquela que já te auxiliou no enquadramento tributário e no preparo do restante da documentação.

O varejo farmacêutico é um setor extremamente regulado. Abrir uma farmácia é diferente de abrir uma sapataria. “Existem uma série de leis e normas sanitárias que devem ser observadas e cumpridas. Para isso, sugiro uma assessoria regulatória para apoiar o empresário na obtenção dos documentos com Conselho Regional de Farmácia, Vigilância Sanitária e Anvisa”, destaca o consultor.

Como abrir uma farmácia: obras e montagem

Crie um cronograma detalhado, com todas as etapas burocráticas e físicas de formalização e estruturação do negócio.

Você vai precisar contratar uma empresa que faça o projeto arquitetônico da drogaria. Ele tem vários objetivos e benefícios, entre eles, otimização de custos, evitando desperdício de recursos financeiros; organização do tempo e da execução da obra; cumprimento das normas sanitárias; e, principalmente, definição de um layout que favoreça o fluxo dos clientes e as vendas.

Com o projeto arquitetônico pronto, é chegada a hora de montar a loja. Sugerimos que essa etapa seja feita pela mesma empresa que elaborou o projeto. Esteja atento a tudo para garantir que fique exatamente dentro do planejado: mobiliário, iluminação, posição dos caixas, fachada etc.

Quase lá: definição do mix, seleção de equipe e definição de processos

O que vender? É uma pergunta importante. A definição inicial do mix de produtos envolve um estudo prévio do perfil do público que vai comprar na sua drogaria. Para isso, também é possível contar com pesquisas de mercado. Com o passar dos meses, a Curva ABC vai te ajudar a ter certeza de que o sortimento está no caminho certo ou se será necessário fazer ajustes.

Durante o andamento da obra, inicie o processo de recrutamento e seleção da equipe que vai encarar esse desafio com você. Saiba que para cada função dentro da loja há um perfil. Portanto, certifique-se de que você está contratando o profissional certo para cada posição, de forma que a rotatividade de funcionários não comprometa os resultados.

Assista: Qualificação do profissional de farmácia

Por fim, queremos falar sobre a definição dos processos para cada atividade. O Procedimento Operacional Padrão (POP) garante que todos os colaboradores adotem os mesmos passos na execução das tarefas, minimizando erros e garantindo melhores resultados. E por falar em resultados, depois de aberta, acompanhe os indicadores da drogaria, monitorando a operação para corrigir eventuais falhas nos processos e/ou comportamentos.

Assista: Garanta resultados com processos eficientes

Esperamos que esse artigo possa te ajudar na abertura da sua drogaria. Há muito mais conteúdo aqui no blog e no canal da Farma Contábil no YouTube.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação.

×