fbpx

Por que contratar uma contabilidade especializada em varejo farmacêutico

Preparamos um artigo para que você possa entender por que é fundamental ter um escritório especializado em varejo farmacêutico.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
contabilidade especializada em varejo farmacêutico
Equipe Farma Contábil
Sumário

Em geral, a contabilidade de uma empresa preenche e arquiva documentos, elabora e envia declarações acessórias, faz a folha de pagamento dos funcionários, garante que o negócio esteja sempre de acordo com a legislação tributária e fiscal, mantém o registro da empresa atualizado, entre outras atividades.

Essa contabilidade é o que se chama de generalista, aquela que faz o básico bem-feito, mas apenas o básico. E esse básico pode não ser o suficiente para fazer a sua farmácia ter os melhores resultados. É por isso que vem ganhando força o contador consultor, ou seja, aquele profissional da área contábil que se especializa em determinada área e se torna capaz também de assessorar o cliente nas tomadas de decisão.

O contador especializado em determinado segmento conhece a fundo a legislação, as normas e as especificidades do setor em questão. Dessa forma, as chances de o profissional que faz a sua contabilidade cometer erros ficam bem mais reduzidas, pois ele saberá exatamente quais as particularidades do seu caso.

Pensando nessa demanda reprimida, a Farma Contábil tornou-se um escritório de contabilidade especializado em varejo farmacêutico. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como ele pode te ajudar.

Contabilidade para farmácias e drogarias

O comércio de medicamentos é um dos segmentos mais regulados da economia, com normas sanitárias rígidas e legislação tributária específica, situação que eleva ainda mais o grau de exigência em termos de conhecimento e qualificação do contador. A contabilidade desenvolvida para farmácias e drogarias leva, portanto, esse complexo cenário em consideração.

Em geral, o erro mais comum cometido por contadores que desconhecem a legislação farmacêutica é o recolhimento de impostos em duplicidade e a falta de aproveitamento de benefícios fiscais específicos, que existem em todos os regimes tributários.

O regulamento do ICMS-ST estadual e a lei federal que determina as regras para cálculos do PIS e da Cofins dos produtos monofásicos são as principais normas que um contador que trabalha no segmento farma deve observar com mais atenção.

Somente um escritório especializado em contabilidade para o varejo farmacêutico é capaz de apurar corretamente todos os tributos a serem pagos, aproveitando ao máximo os benefícios fiscais oferecidos ao setor farmacêutico e, em muitos casos, reduzindo a carga tributária da empresa.

Se você precisa da ajuda de um profissional especializado em contabilidade para o varejo farmacêutico, fale agora com um dos nossos especialistas.

O que um contador especialista em varejo farmacêutico sabe fazer

Uma vez capacitado para trabalhar com as particularidades do varejo farmacêutico, o contador é capaz de orientar a empresa sobre a existência de direitos previstos em lei no que tange à segregação de impostos para medicamentos da lista positiva e negativa.

Além disso, o contador especialista deve destacar para a empresa a importância de um bom cadastro de produtos com os códigos tributários corretos e apropriados, entre eles: NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), CFOP, ICMS-ST, CSOSN, Códigos de PIS/Cofins na entrada e na saída, entre outros.

Muito importante também analisar o regime tributário que melhor se enquadra à farmácia e verificar a segregação do ICMS pago anteriormente por Substituição Tributária, para que o imposto não seja recolhido novamente na saída do produto.

Somente um contador que conheça as regras tributárias do varejo farmacêutico é capaz de trabalhar dessa forma. Se você está em busca de um escritório com essa qualificação, entre em contato agora com um dos nossos especialistas.

Como escolher seu contador especialista

Na hora de escolher o contador especializado no seu segmento de mercado, uma das primeiras providências é observar se os clientes do escritório são do mesmo ramo que o seu. Verifique também se o contador conhece a legislação tributária farmacêutica e se está atualizado em relação às recentes mudanças fiscais.

Além disso, veja quais são os sistemas contábeis utilizados e as parcerias firmadas com empresas que oferecem soluções inovadoras para escritórios de contabilidade. E não esqueça de avaliar se a equipe conseguirá suportar o crescimento da sua farmácia nos próximos anos.

Uma vez escolhido o contador, invista na relação com ele. O termo mais adequado para defini-la é parceria. Assim como o contador tem obrigações com a farmácia, o gestor também deve se comprometer em repassar todas as informações necessárias para o escritório. Muitos problemas poderiam ser evitados se o proprietário da farmácia se reunisse com o contador mensalmente para tratar da contabilidade realizada e futura da empresa.

Agora, você está pronto para escolher a melhor contabilidade para sua farmácia. Aproveite para deixar sua opinião nos comentários.

Assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre a Farma Contábil!

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação.

×