fbpx

Como ter uma equipe de alta performance na farmácia?

Especialista em treinamentos ensina como preparar colaboradores para potencializar os resultados.
Como ter uma equipe de alta performance na farmácia?
Sumário

Uma equipe de alta performance é aquela formada por colaboradores engajados, que atingem metas e contribuem para o crescimento da farmácia. Mesmo que a sua loja tenha um bom layout, preços atrativos e um ótimo mix de produtos, se o time não estiver operando em harmonia e alinhado aos objetivos da marca, não haverá um bom desempenho.

Muitas vezes, a equipe não rende por falta de orientação e gestão. Para ajudar a entender e solucionar essa questão, a especialista em treinamentos para equipes para o Canal Farma, Natanny Swerts, explica como observar as habilidades desejadas na hora da contratação e como desenvolvê-las no pessoal que já está empregado na empresa.

Quais são as habilidades da equipe de alta performance?

  • Habilidades técnicas – tudo o que envolve a execução da função, por exemplo, no caso de um farmacêutico, além dos conhecimentos da área, também precisa saber usar o pacote office e o sistema da farmácia.
  • Habilidade comportamental – é a mais importante, até mais do que a técnica. Envolve empatia, poder de comunicação e outras capacidades humanas. As habilidades comportamentais a serem buscadas e desenvolvidas são aquelas que estão de acordo com os valores e propósito da empresa.
  • Habilidades empreendedoras – vontade de crescer dentro da empresa, criatividade e capacidade de aprendizado.

De acordo com a especialista, esses três tipos de habilidades são necessários para que a equipe entregue resultados de alta performance.

Como contratar pessoas para a equipe de alta performance?

O melhor caminho para uma boa contratação é usar parâmetros de júnior e sênior. Na hora de abrir uma farmácia, o ideal é ter um profissional mais experiente (sênior) e os demais menos experientes (júnior). A ideia é que o mais experiente treine os mais novos na área sem que o gasto para contratação seja tão alto, pois o profissional sênior precisa de melhor remuneração.

Além disso, profissionais juniores podem ser treinados a seu modo, ou seja, você poderá trabalhar o desenvolvimento deles com base nas suas necessidades.

Existem ainda profissionais que se tornam o braço direito dos proprietários da farmácia. Nesses casos, o salário pode não ser mais um atrativo tão relevante para reter esse talento. Assim, é possível oferecer também ações da empresa. Normalmente, são pouquíssimas pessoas que chegam ao ponto de se tornarem acionistas.

Construindo a equipe de alta performance na farmácia

É a equipe que está em contato com os clientes todos os dias. Portanto, são eles que sabem sobre todas as dificuldades e perfis dos clientes. Nesse sentido, gestores que não escutam os colaboradores terão dificuldade para fazer a empresa crescer.

Existem muitas formas de ouvir o que as pessoas têm a dizer, como:

  • Brainstorm – lançamento de ideias da equipe para resolver um problema. De todas as ideias sugeridas, pode ser que uma seja a solução ideal;
  • Happy hour – em um ambiente mais descontraído, as pessoas se soltam mais, mostrando sua criatividade e interagindo umas com as outras. O mesmo vale para comemorações e eventos;
  • Dinâmicas de grupo – além do brainstorm, existem também outras técnicas que promovem a interação e a troca de ideias entre as pessoas.

Equipe de alta, média e baixa performance

A equipe de alta performance consegue atingir metas e manter bons resultados. Muitas vezes, a equipe não rende por falta de orientação e gestão. Nesses casos, as soluções são as seguintes:

  • Equipe de baixa performance – tanto a equipe quanto os gestores precisam passar por uma reestruturação de processos;
  • Equipe de média performance – ao contrário da equipe de baixa performance, a de média performance precisa de ajustes apenas em alguns pontos, mas não de uma mudança completa;
  • Equipe de alta performance – já está em um ótimo nível de desempenho e não precisa de grandes alterações. A única necessidade é manter a equipe produzindo bem, oferecendo treinamentos e trabalhando técnicas de forma constante, para que a performance não caia.

Treinamento e equipes de alta performance na farmácia

É preciso treinar todos os colaboradores, ainda que você não tenha certeza de quanto tempo eles vão ficar na empresa. Isso porque, independentemente do tempo que a pessoa vai trabalhar na farmácia, ela precisa executar um bom trabalho no período em que fizer parte da equipe.

Caso contrário, quem mais perde são os proprietários da farmácia, pois uma equipe sem treinamento converte menos vendas, não aumenta ticket médio, tem mais dificuldade em fazer o cliente retornar à loja, entre outras perdas.

Além de oferecer bons treinamentos e orientação, para conquistar uma equipe de alta performance, é preciso definir metas atingíveis, para não desmotivar o grupo. A criação de metas atingíveis deve usar como base dados reais e atuais sobre desempenho.

Por fim, salários atrativos e capacitação contínua são outro ponto importantíssimo na atração e retenção de bons colaboradores. Dessa forma, mantém-se a motivação, a união da equipe, bons indicadores, a fidelização do cliente, o desenvolvimento de novos projetos e oportunidades, aumento de fluxo de pessoas, entre outros benefícios.

Este conteúdo também está disponível em formato de entrevista em vídeo no canal do YouTube da Farma Contábil, contabilidade especializada no varejo farmacêutico.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação.